quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

ROSEANE SARNEY - PRIMEIRA GOVERNADORA BRASILEIRA

Roseana Sarney está em seu terceiro mandato como governadora do Maranhão e foi a primeira mulher a ser reeleita governadora no Brasil – eleita em 1994 e reeleita em 1998 com 66% dos votos. Venceu as eleições para o Senado, em 2002, e novamente para governadora na eleição seguinte. Antes, foi a deputada federal mais votada do Maranhão em 1990, com 45 mil votos.

Atuou como assessora parlamentar do Gabinete Civil da Presidência da República, de 1985 a 1990, e foi assessora política na campanha das Diretas Já, da Aliança Democrática, que culminou com a eleição de Tancredo Neves e José Sarney para presidente e vice-presidente da República e marcou o fim da ditadura militar no Brasil. Foi secretária extraordinária do Governo do Maranhão e chefe de gabinete do senador José Sarney.

Hábil negociadora política, foi apontada em 1992 como a "musa do impeachment", quando coordenou, como deputada federal, as articulações no Congresso que levaram ao afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

É socióloga, formada pela Universidade de Brasília (UnB). Estudou na Escola Normal do Maranhão, em São Luís, e, em Brasília, no Colégio Sacré-Coeur de Marie e no Colégio Pré-Universitário. Fez mestrado em Ciência Política, na Suíça. De volta ao Brasil, ela trabalhou durante cinco anos na Novacap, empresa que construiu Brasília, e no Instituto de Planejamento Econômico e Social (Ipea), fundação do Governo Federal.

Roseana nasceu na casa do avô materno, em São Luís, no dia 1° de junho de 1953. É casada com o economista Jorge Murad, tem uma filha, Rafaela Sarney Murad, e dois netos: Fernanda e Rafael.

FONTE: SITE DO GOVERNO DO MARANHÃO



Nenhum comentário:

Postar um comentário